MR-2 – Remodelação óssea mínima ao redor da plataforma do implante
DATA: 15/9 (quinta-feira)
HORÁRIO: 13h30 às 17h
Impacto da conversão do fenótipo peri-implantar em implantes imediatos: aspectos relacionados à saúde e estética
Alessandro Januário
HORÁRIO: 13h30 às 14h05
Especialista em Periodontia e Implantodontia; Mestre e doutor em Periodontia – Unicamp; Professor e coordenador dos cursos nas áreas de Periodontia e Implantodontia – Instituto Ária; Education Delegate da seção brasileira – ITI.
a estabilidade de tecidos duros e moles é um fator-chave no sucesso da Implantodontia de excelência. Discutiremos a importância do manejo de tecidos moles no contexto de manutenção de saúde, remodelação óssea e prevenção de doença peri-implantar, buscando sempre os melhores resultados possíveis no sentido funcional e estético.
One abutment at one time, chamber concept e provisionalização em implantação imediata
Valdir Muglia
HORÁRIO: 14h10 às 14h45
Especialista em Prótese Dental, mestre e doutor em Reabilitação Oral, e professor associado do Depto. de Materiais Dentários e Prótese – Forp-USP.
o protocolo one abutment at one time foi introduzido para eliminar o potencial distúrbio à mucosa peri-implantar. Este protocolo envolve a colocação do abutment definitivo no momento da instalação do implante e, em seguida, é instalada a coroa dental provisória. O espaço biológico tridimensional em torno da porção do transmucoso do abutment, que é definido pela plataforma do implante, pelas quatro paredes laterais do osso e pela porção cervical da coroa provisória, parece estar relacionado com os melhores níveis de osso ao redor do implante.
Remodelação óssea na região estética: fatores para o sucesso!
Marcos Motta
HORÁRIO: 14h50 às 15h25
Mestre em Implantodontia, especialista em Implantodontia e Periodontia, coordenador do curso de especialização em Implantodontia – Unigranrio; Coordenador do curso de especialização em Implantodontia – IOA-RJ.
os primeiros trabalhos publicados que utilizavam conceitos da Periodontia para obter melhores resultados com implantes na região anterior datam do século 20. A Implantodontia evoluiu. Nessa aula, serão abordados, a partir do acompanhamento de casos clínicos e aplicação conceitos científicos, quais fatores devemos considerar para obter melhores resultados para conservação dos tecidos na região estética.
Por que, às vezes, a colocação imediata do implante é ainda considerada arriscada?
Tomas Linkevicius (Lituânia)
HORÁRIO: 15h30 às 16h05
Professor do Instituto de Odontologia e pós-graduado em Prótese Dentária – Universidade de Vilnius, Lituânia; Professor visitante – Universidade de Ghent, Bélgica.
Carlos Araújo
HORÁRIO: 16h10 às 17h
Mestre, doutor e livre-docente, e coordenador do programa de Estética em Cerâmica do curso de mestrado em Reabilitação Oral – FOB-USP.



