MR-4 – Cirurgia guiada
DATA: 16/9 (sexta-feira)
HORÁRIO: 13h30 às 17h
Cirurgia guiada flapless para edêntulos totais
Felipe Borba
HORÁRIO: 13h30 às 14h05
Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária – Inepo; Mestre em Implantodontia – São Leopoldo Mandic; Consultor científico da SIN Implant System e TechnoGuide; Professor da especialização em Implantodontia – Adob.
a cirurgia guiada é uma técnica de instalação de implantes com alta previsibilidade. Em casos de reabilitação de edêntulos totais, o planejamento deve ser minucioso para verificar a necessidade de desgaste ósseo, número de implantes e tipo de prótese. Com a cirurgia guiada, podemos utilizar softwares para planejamento, auxiliando o cirurgião-dentista na execução precisa do procedimento.
Navegação dinâmica – a cirurgia guiada mais recente para dentição terminal e edentulismo completo
Alessandro Pozzi (Itália)
HORÁRIO: 14h10 às 14h45
Pós-graduado em Ortodontia, Cirurgia Oral e Prótese; Prêmio Judson C. Hickey – Journal of Prosthetic Dentistry (2013); Fellowship – Academy of Osseointegration (AO); Coeditor com Peter K. Moy e John Beumer, do livro “Fundamentals of Implant Dentistry” (Ed. Quintessence); Membro ativo – Academia Italiana de Odontologia Estética (IAED); Membro dos Conselhos Editoriais: CIDRR, IJOI e JERD.
o sistema de navegação dinâmica introduziu um novo conceito minimamente invasivo no tratamento de pacientes edêntulos totais e dentição terminal, com novas perspectivas baseadas na criação simplificada do paciente virtual, aprimorando um caminho digital baseado em diagnóstico dirigido por face, posicionamento de implante guiado por prótese e tecido mole, e fabricação imediata de restaurações provisórias aparafusadas implantossuportadas. Será apresentada a nova técnica DASS para configurar o osso e o tecido mole, e obter uma interface festonada sem gengiva artificial na restauração. A interação entre o software de planejamento de cirurgia guiada e o sistema de navegação leva o planejamento virtual e o posicionamento minimamente invasivo de implantes e próteses para o próximo nível em termos de precisão, previsibilidade e baixa morbidade.
Benefícios e limitações da cirurgia guiada convencional e “de mão única”: aspectos clínicos e novas possibilidades estéticas
Sérgio Bernardes
HORÁRIO: 14h50 às 15h25
Mestre em Reabilitação Oral – UFU; Doutor em Reabilitação Oral – Forp/USP; Head de desenvolvimento de novos produtos e prática clínica – Neodent; Professor – Ilapeo.
a técnica da cirurgia guiada sofreu evoluções importantes desde seu desenvolvimento, que resultaram em melhora na forma de captação das imagens e na confecção dos guias. Nos dias de hoje, podemos utilizar diferentes técnicas: a convencional (sistema broca/guia) e os kits em mão única (com stops integrados na broca). Serão apresentados casos clínicos utilizando as duas formas, sendo discutidas criticamente suas vantagens e limitações em casos no segmento anterior da maxila.
Planejamento digital e cirurgia guiada associada à regeneração tecidual
Leandro Soeiro Nunes
HORÁRIO: 15h30 às 16h05
Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial – Ulbra; Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial – USC; Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial – PUCRS; ITI Scholar – Berna, Suíça; Membro da EAO Member; Professor do curso de especialização em Implantodontia – ABO-RS.
abordaremos a literatura e casos clínicos em que foram realizadas regenerações ósseas, de tecido mole e remoção óssea em conjunto com o planejamento digital e cirurgia guiada. Discutiremos os passos necessários para realizar os planejamentos e as vantagens dessas associações.
Salomão Ostetto
HORÁRIO: 16h10 às 17h
Especialista em Implantodontia – ACPPO; Mestre em Implantodontia – USC; Doutor em Implantodontia – São Leopoldo Mandic; Criador do Full-4 (treinamento on-line para reabilitação de maxilares edêntulos sem enxertos); Membro da Academia Americana e Academia Europeia de Osseointegração.



