Imersão em Implantodontia digital

Especialistas abordarão diferentes temas divididos em quatro módulos

CE-07 – Imersão em Implantodontia digital
DATA: 17/9 (sábado)
HORÁRIO: 9h às 17h30

Módulo 1 –Introdução à Implantodontia digital

Horário: 9h às 10h25

Tema:Informação X conhecimento X sabedoria na era digital

Cícero Dinato – Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária – CFO; Mestre em Prótese Dentária – Unesp/SJC; Doutor em Implantodontia – UFSC; Membro do corpo editorial das revistas ImplantNews, Dental Press de Periodontia e Implantologia, e da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo.

Abordagem: mostrar como entender os limites da simples experiência ou da informação em comparação com as possibilidades trazidas pela pesquisa séria e sistemática em um momento em que a própria Ciência é questionada.

Tema:Integração da tomografia com o scanner de face e intraoral no planejamento digital na Implantodontia

Mike Bueno – Especialista, mestre e doutor em Radiologia Odontológica; Professor visitante e pesquisador colaborador internacional do Depto. de Endodontia – Universidade do Texas, EUA; Radiologista responsável – Centro de Radiologia Croif; Sócio fundador – CDT Software.

Abordagem:mostrar o planejamento na Implantodontia digital usando tomografia com filtros de redução de artefatos associada ao scanner de face e intraoral, com o estabelecimento da posição ideal do plano oclusal.

Módulo 2 – Limites da reabilitação unitária digital na Implantodontia: cirurgia e prótese

Horário: 10h30 às 12h30

Tema: Cirurgia guiada em casos unitários: do essencial às novas possibilidades

Lucas Capeletti – Especialista em Implantodontia e Periodontia; Habilitado em Ozonioterapia, Laserterapia e L-PRF; Mestre em Odontologia – UnB; Doutorando em Odontologia – UFG; Coordenador da especialização em Implantodontia – Instituto Aria; Membro e speaker – ITI.

Abordagem: apresentar os aspectos essenciais para planejamento e execução de cirurgias guiadas em casos unitários, bem como discussão de novas possibilidades envolvendo planejamento virtual, cirurgia guiada e manejo de tecidos.

Tema: Como o fluxo digital pode auxiliar em casos unitários?

Thiago Dinato – Especialista em Implantodontia – P-I Brånemark Institute; Mestre e doutor em Prótese Dentária – PUC-RS.

Abordagem: apresentar a sequência de fluxo digital em casos unitários, passando pela cirurgia guiada, confecção de pilares personalizados e a influência destes no resultado final.

Módulo 3 – Limites da reabilitação parcial digital na Implantodontia: cirurgia e prótese

Horário: 13h às 15h

Tema: Quais são os limites das indicações do fluxo digital em próteses parciais?

Diego Klee – Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária – CFO; Mestre em Implantodontia e professor associado da disciplina de Prótese Dentária no Depto. de Odontologia – CCS-UFSC; Doutor em Odontologia Restauradora, especialidade de Prótese Dentária – FOSJC/Unesp.

Abordagem: mostrar como dominar o conhecimento técnico CAI/CAD/CAM e os materiais associados, reduzindo consideravelmente a possibilidade de erros e repetições, sempre pautado pela ciência.

Tema: Reabilitações digitais sobre implantes: o que a tecnologia pode fazer por você?

Lincoln Queirós – Especialista em Dentística – HFA-DF; Especialista em Prótese Dentária – UnB; Pós-graduado em Implantodontia – Fubra/DF; Membro-fundador da European Academy of Digital Dentistry; Fundador da comunidade digital Masterminds Digital Dentistry.

Abordagem: apresentar as principais ferramentas digitais atuais capazes de otimizar planos de tratamento reabilitadores sobre implantes, do diagnóstico à finalização, de unitários a protocolos.

Módulo 4 – Limites da reabilitação total digital na Implantodontia: cirurgia e prótese

Horário: 15h30 às 17h30

Tema: O impacto de ferramentas digitais na reabilitação total com implantes osseointegrados: planejamento, cirurgia e prótese final

Guilherme Saavedra – Professor associado do Depto. de Materiais Odontológicos e Prótese, do programa de pós-graduação em Odontologia Restauradora – ICT/Unesp; Professor visitante – Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Abordagem: demonstrar o potencial da tecnologia, aplicado em reabilitações totais com implantes, simplificando a vida do profissional, com detalhamento das fases clínicas e laboratoriais sob evidências científicas para aplicação imediata.

Tema: Fluxo digital completo nas reabilitações de arco total: podemos vencer esse desafio?

Ivete Sartori – Mestra e doutora em Reabilitação Oral – Forp/USP; Professora do mestrado e doutorado – Ilapeo; Professora da especialização em Implantodontia – Fundecto; Professora de Formação em Implantodontia – Clínica Mollaris, Portugal.

Abordagem: mostrar como vencer o desafio do fluxo digital completo nos casos de arcos totais, integrando os conceitos analógicos à filosofia especialmente customizada e baseada na evidência e prática clínica.