MR-3 – Peri-implantite
DATA: 16/9 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h às 12h30
Influência do profissional no manejo das doenças peri-implantares
Elcio Marcantonio Jr.
HORÁRIO: 9h às 9h35
Professor titular das disciplinas de Periodontia e Implantodontia, e coordenador do curso de especialização em Implantodontia – FOAr/Unesp.
discussão crítica sobre os fatores de risco da peri-implantite e a influência do profissional no manejo, controle e prevenção da doença. Uma abordagem atual em que a excelência da prática clínica se torna tão relevante quanto o olhar sobre o hospedeiro e a microbiota bacteriana.
Peri-implantite: mitos e verdades
Frank Schwarz (Alemanha)
HORÁRIO: 9h40 às 10h15
Professor e presidente do Depto. de Cirurgia Oral e Implantologia do Centro de Odontologia e Medicina Oral (Carolinum) – Johann Wolfgang Goethe University, Alemanha; Professor honorário – Escola de Odontologia e Saúde Oral, Universidade Griffith, Austrália; Professor titular de Medicina Oral e Infecções Peri-implantares – Heinrich Heine University, Alemanha.
Trauma oclusal é agressivo aos tecidos periodontais e induz inflamação na ATM sem causar dor espontânea
Marcelo Napimoga
HORÁRIO: 10h20 às 10h55
Mestre em Cariologia – Unicamp; Doutor em Microbiologia e Imunologia – Instituto Forsyth (Boston) e Unicamp; Pós-doutor em Imunofarmacologia – Forp/USP; Bolsista produtividade em pesquisa nível 2 CNPq desde 2011; Diretor de pós-graduação e pesquisa, e coordenador do programa de mestrado profissional em Odontologia – São Leopoldo Mandic; Membro da Diretoria do Foprop; Indicação, em 2020, no ranking publicado pelo periódico Plos Biology, como um dos 100 mil cientistas com as carreiras mais influentes do mundo.
o papel da oclusão dentária é considerado um dos temas mais controversos da literatura. Estudos conduzidos pelo nosso grupo de pesquisa têm demonstrado que o trauma causado por desajuste oclusal é um fator importante que influencia na remodelação óssea alveolar com caráter destrutivo, aliado ao fato de induzir uma integração neuroimune através do aumento da expressão de neurotransmissores no gânglio trigeminal, por meio da ativação de uma cascata inflamatória que, por sua vez, leva a um estado neuroinflamatório persistente, causando sensibilização no sistema nervoso central de caráter crônico.
Design avançado de implantes para prevenção da peri-implantite
Marco Bianchini
HORÁRIO: 11h às 11h35
Professor associado IV do Depto. de Odontologia, mestre e doutor em Implantodontia – UFSC; Especialista em Periodontia – FOB-USP; Consultor científico da Implacil De Bortoli; Autor dos livros “O Passo-a-Passo Cirúrgico na Implantodontia”, “Alterações Peri-implantares” e “Meu Nome é Implante – A Biografia do Dr. Nilton De Bortoli”.
modificar o design da região do colo dos implantes parece ser uma importante medida para prevenir as perdas ósseas progressivas, favorecendo uma melhor adesão dos tecidos moles.
Eduardo Moraes
HORÁRIO: 11h40 às 12h30
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Especialista e mestre em Implantodontia; Coordenador científico – IDM.




